Reviews

Snow Fortress traz experiência divertida com bolas de neve

Quem mora em boa parte deste “país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza” não sabe o que é brincar de brincar de guerra de bolas de neve. Pois é esta experiência que o estúdio indie Mythical City Games, do Canadá, traz no jogo Snow Fortress, recém-lançado para o Playstation VR (há ainda versões para o HTC Vive, Oculus Rift e Windows Mixed Reality).

[Can’t you understand? Use the Google Translate button, on the right side (on PCs) or below the text (on smartphones and tablets)]

O game traz três modos de jogo. No primeiro deles, você constrói o seu “forte” com blocos de gelo (em uma mecânica que lembra Tumble VR) e precisa derrubar o boneco de neve que está do outro lado. Conforme vai passando de fase (são 20 ao todo), você vai ganhando novas ferramentas, como um estilingue, um borrifador para consertar seus blocos, um escudo e até uma “metralhadora” de bolas de neve. Os inimigos vão aumentando de dificuldade e de número, construindo fortalezas quase intransponíveis.

Jogando neste modo, você libera o “survival mode”. Nele, você constrói sua fortaleza e tem que derrotar bonecos de neve que vêm em sua direção. Diferente do modo principal, não há fortalezas do lado adversário. Você só tem que se preocupar em não ser atingido, derrubar os bonecos de neve e ir melhorando o seu forte. Para isso, uma caixa verde à sua direita vai soltando constantemente blocos de gelo em formatos que vão lembrar o icônico Tetris.

O terceiro modo ganha contornos de game de estratégia em tempo real. Desta vez, você não estará “de corpo presente” na ação, mas terá que posicionar estrategicamente seus bonecos de neve e seus blocos para defender sua fortaleza contra as hordas de inimigos. A visão passa a ser em 3ª pessoa, semelhante a games como Tethered e Dino Frontier.

Os três modos trazem mecânicas simples e divertidas, que tendem a agradar em cheio às crianças. A presença da raposa Fox e a trilha sonora enfatizam a pegada infantil do game. Mas não é raro sentir que está voltando a ser criança ao jogar Snow Fortress. Afinal, quem aqui nunca sonhou em brincar na neve? Aliás, levar uma bolada virtual bem no meio da cara gera automaticamente uma vontade de se vingar. É fatal!

Jogos de realidade virtual oferecem experiências únicas e isso não é diferente com Snow Fortress. Pelo seu estilo de jogo, é até difícil de classificá-lo dentro de um dos gêneros tradicionais. Na página da PS Store dos Estados Unidos (o game ainda não saiu para a PSN do Brasil), ele é apresentado como “action shooter”. Mas acho mais apropriada a denominação “simulador”. Afinal, é um simulador de guerra de bolas de neve, certo?

Os desenvolvedores da Mythical City ainda trabalham para acrescentar o modo multiplayer à versão do PSVR, que já existe para os PCs. Sem dúvida, será uma bela adição, que promete tornar as partidas ainda mais divertidas.

VEREDITO

Com uma equipe bastante reduzida (ela cabe com sobras em uma folha de papel), a Mythical Games fez um game bem polido, com mecânicas simples e controles que respondem bem aos seus movimentos. Os desenvolvedores do estúdio canadense acertam em cheio em cumprir com o que prometem: uma experiência divertida com bolas de neve. A (temporária) ausência do multiplayer no PSVR tira um pouco do apelo do jogo, mas não o invalida. Então, coloque seu ar condicionado no máximo e prepare-se para derrubar muitos bonecos de neve! Nota: 8,0.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Jogo: Snow Fortress (Mythical City Games)
Gênero: Simulador
Plataforma analisada: PSVR (disponível também para Oculus Rift, HTC Vive e Windows Mixed Reality)
Preço: US$ 14,99 (na PS Store dos EUA)
Tamanho do download: 441 MB
Idioma: inglês (dublagem e interface)
Controles suportados: apenas PS Moves

[Este review foi feito com uma cópia digital do game cedida pela Mythical Games Studio. Agradecimento especial a Jedrzej Jonasz.]

Assista ao trailer do jogo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s