Reviews

[escolha do editor] Raw Data é muito mais do que um shooter

Lançado para o Playstation VR em outubro deste ano, Raw Data (Survios) é um dos melhores shooters que temos até hoje para o PSVR. E ponto final. Meu review poderia terminar aí, mas acho que tenho que dar mais detalhes sobre o jogo para parecer convincente, não é mesmo? Então vamos lá.

O que faz Raw Data ser tão especial? Bom, primeiro a locomoção livre pelo cenário. É verdade que em nove das dez fases você terá que permanecer no mesmo ponto, para proteger a torre de dados que está sendo hackeada. Mas o jogo te dá uma liberdade de movimento que poucos jogos ofereceram até agora. Em Raw Data você não fica parado feito um poste como em The Brookhaven Experiment, não fica preso a trilhos (literalmente) como em Rush of Blood nem tem que ficar pulando de torre em torre como em Ancient Amulator. E isso faz uma grande diferença.

Vamos aproveitar para falar dos controles do jogo: os PS Moves são obrigatórios e não há suporte à aim controller nem ao Dualshock 4. Você pode optar por usar somente o teleporte (que funciona muito muito bem, diga-se de passagem) ou a movimentação livre + teleporte.

A movimentação livre também funciona muito bem e é idêntica ao Skyrim VR (o mais correto seria dizer que foi o Skyrim que imitou Raw Data, já que o game da Survios veio primeiro). Ao segurar o move button (o botão grande que você aciona com o dedão) e direcionar o move esquerdo, você se move na direção que seu braço está apontando. Se quiser andar para trás, é só direcionar o move para trás, próximo à sua cabeça.

Seja qual for o tipo de movimentação que escolher, não tem como negar: os controles com os moves ficaram perfeitos (até onde isso é possível dada a ausência de direcionais). Teleportar evita o enjoo de movimento e tem suas vantagens, inclusive de gameplay. Aliás, é uma mecânica incluída na história do jogo. Se você usá-la demais, terá que aguardar um período de reboot.

Outro ponto forte do jogo é a sua história e o universo que a Survios desenvolveu em torno do game. Conforme você avança na história, você vai desbloqueando vídeos que te colocam dentro desse universo. E você pode assisti-los no seu “quartel-general”, em telas gigantescas. Tem uma animação à la X-Men e vários vídeos com atores reais, como se fossem peças de propaganda da Eden Corporation, a empresa por trás de um esquema que pretende substituir a humanidade por robôs, no longínquo futuro de 2271.

OS PERSONAGENS

A cereja do bolo eu guardei para o final: em Raw Data, você não fica restrito a um único tipo de jogabilidade. Você tem quatro personagens a escolher, cada um com armas e habilidades diferentes, que você vai destravando conforme vai jogando com cada um deles. Dessa maneira, é como se você tivesse quatro jogos em um.

E há algo fantástico por trás de cada um desses personagens. Eles são cópias descaradas de personagens/heróis já existentes na cultura pop, seja nos filmes, quadrinhos ou games. E isso, longe de ser um demérito do jogo, é muito bom. Quer ver?

Bishop usa duas pistolas e tem a habilidade de deixar o tempo mais lento para atirar freneticamente. Eu ouvi alguém falando “Neo” aí? Além disso, o visual do personagem lembra muito o protagonista do frenético Equilibrium, interpretado por um Christian Bale antes de Batman.

Já Boss é um gigante com uma escopeta na mão e braços mecânicos com o apelido singelo de “Demolition Man”. Seria uma mistura de Jax (Mortal Kombat) com Exterminador do Futuro?

As referências mais evidentes estão no arqueiro Elder (não, ele não é brasileiro. Elder significa “mais velho” em inglês). Pô, mas o arco dele tinha que ser verde mesmo? E atirar flechas verdes? E usar barba? Acho que já deu pra entender de quem estamos falando, né?

Por fim, a ninja cibernética Sayja aparece fazendo cosplay descarado de Warframe. Suas habilidades incluem o uso de espadas laser e telecinese. Se você lembrou de Star Wars, acertou, mizerávi! Coloque uma boa dose de Ninja Gaiden e Metal Gear Rising e está pronto!

CADÊ O MULTIPLAYER?

No PC, Raw Data tem modos multiplayer, tanto cooperativo quanto PVP (player vs. player). Mas a versão para PSVR veio sem essa funcionalidade. Não sabemos quando virá, nem se virá. É uma pena.

VEREDITO

Raw Data tem suas limitações e não está livre de críticas. Ficar preso a um cenário em um gameplay estilo modo horda pode parecer cansativo para alguns. Mas cada fase tem as suas peculiaridades e vão sendo acrescentadas mecânicas novas (e novos inimigos) que não deixam o jogo cair em monotonia. A variedade de estilos de jogo faz de Raw Data ser muito mais que um shooter. Mas é inegável que um multiplayer poderia dar uma sobrevida ao jogo. Sem ele, o jogo já é excelente. Com ele, seria obrigatório. Nota: 9,0.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Jogo: Raw Data
Desenvolvedor: Survios
Gênero: Shooter
Data de lançamento: 10 de outubro de 2017
Preço: US$ 39,99 (na PS Store dos EUA)
Tamanho do download: 8,64 GB
Plataformas: PSVR (utilizada nesta análise), HTC Vive e Oculus Rift
Idioma: Inglês (áudio e interface – sem legendas)
Controles suportados: apenas PS Moves

Assista ao trailer de lançamento de Raw Data:

Anúncios

4 comentários sobre “[escolha do editor] Raw Data é muito mais do que um shooter

  1. Pingback: [EXCLUSIVO] Survios não tem planos de trazer multiplayer do Raw Data para o PSVR – PSVR BRASIL

  2. Pingback: Survios seleciona músicos para fazer parte de game em realidade virtual – PSVR BRASIL

  3. Pingback: Retrospectiva: o que o Playstation VR trouxe de melhor em 2017? – PSVR BRASIL

  4. Pingback: Corre que dá tempo: PS Store inicia promoção com 15 jogos PSVR com até 80% de desconto – PSVR BRASIL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s