Reviews

‘Stardrone VR’ é um ótimo arcade, mas fica devendo no quesito “imersão”

Nós que somos fascinados por realidade virtual sempre ficamos a nos perguntar por que tal ou qual jogo que nós adoramos não ganha uma versão para o Playstation VR, imaginando como seria fantástico jogá-lo com a imersão que o PSVR proporciona. No entanto, às vezes nos deparamos com games que nós fazem um questionamento inverso: será que este jogo realmente precisava de uma versão em RV? É esta a principal questão por trás de ‘’Stardrone VR’, lançado há poucos dias pelo estúdio Beatshapers.

[To read in your language, use the Google Translate button, on the right side (on PCs) or below the text (on smartphones and tablets)]

O título é versão VR de ‘Stardrone’, lançado para Playstation Vita em 2011 e que ganhou um port para o Playstation 3, mas nunca havia sido lançado para o PS4 até agora. Trata-se de um game estilo arcade que mistura elementos de pinball e puzzle. Nele, você tem que conduzir um drone pelo estágio cumprindo determinados objetivos, de acordo com a fase. Em algumas fases, basta chegar a uma linha de chegada. Em outras, você deve coletar várias estrelas espalhadas pelo estágio ou coletar itens específicos.

‘Stardrone VR’ traz uma mecânica interessante. Nele, você não controla o drone efetivamente. No início de cada fase, você apenas escolhe a direção para onde quer lançá-lo e depois o conduz usando pontos roxos espalhados pelas fases que funcionam como ganchos. Uma vez preso a um desses pontos, seu drone irá girar como se fosse em uma órbita planetária, até você soltá-lo para a direção que desejar. Nota-se, neste ponto, como o jogador começa a utilizar na prática conceitos físicos, ainda que bem básicos.

Ao todo, são 60 estágios, com níveis de desafio cada vez mais elevados. Dependendo do tempo que você levar para terminar a fase e de sua pontuação, você pode ganhar medalhas de bronze, prata ou ouro (ou mesmo nenhuma). Em algumas fases, você encontrará power-ups que vão te ajudar a não ser morto por bombas, armadilhas e outros inimigos espalhados pelo cenário, além de ganhar mais pontos.

Para jogar, você pode usar tanto o Dualshock 4 quanto um controle PS Move. Nos dois casos, você utilizará apenas um botão durante todo o jogo. Se optar pelo DS4, o você usará o movimento da cabeça para selecionar o ponto a que quer se prender. Se for com o Move, o movimento da mão funcionará como direcional.

‘Stardrone VR’ tem como um dos pontos fortes sua trilha e seu gameplay desafiador. Você fica tentado a encontrar a rota que te permitirá cumprir o objetivo no menor tempo possível para ganhar a melhor premiação. A jogabilidade é toda em 2D, com gráficos simples, mas bem refinados e que não decepcionam. No entanto, há poucos momentos em que você sente algum tipo de interação em 3D, como quando seu drone é devorado por um buraco negro (e você morre) ou quando minas e inimigos explodem em partículas que vão para todos os lados (na sua cara, inclusive).

Aí é que entra a pergunta que fizemos lá no início deste review: sendo um jogo praticamente todo em 2D, faz sentido jogá-lo no PSVR? Pessoalmente, eu parto do princípio de que qualquer jogo fica mais interessante em realidade virtual. Mas, em se tratando de um jogo como ‘Stardrone VR’, tenho minhas dúvidas. Não há nenhuma mecânica no jogo que explore as potencialidades do PSVR. Você pode movimentar a cabeça para tentar partes do estágio que não estão sendo enquadradas na tela, mas isso não funciona muito bem por causa do ângulo de visão. A conclusão é que o jogo fica devendo bastante no quesito “imersão”, principal diferencial da RV.

VEREDITO

Como jogo, ‘Stardrone VR’ é uma ótima opção dentro do estilo arcade. Como experiência em RV, não tem muita coisa a oferecer. Creio que se o Beatshapers disponibilizasse um suporte não-VR para o jogo poderia abraçar uma quantidade maior de jogadores e permitiria que mesmo quem tem o PSVR continuasse a jogá-lo naquelas horas em que a gente simplesmente está com preguiça de colocar o headset ou só quer sentar em uma posição mais cômoda para jogar. Nota: 7,5.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Jogo: ‘Stardrone VR’
Estúdio: Beatshapers (www.beatshapers.com/stardrone)
Gênero: Arcade
Data de lançamento: 17 de janeiro de 2018
Plataformas: Playstation VR
Preço: R$ 24,50 (PS Store BR) | US$ 7,99 (PS Store EUA)
Tamanho do download: 434 MB
Idioma: Inglês
Controles suportados: 1 Playstation Move Controller (recomendado) ou Dualshock 4

[Este review foi feito com jogo digital cedido pelo estúdio Beatshapers]

Assista ao trailer de ‘Stardrone VR’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s