Reviews

[review] Pegue suas baquetas virtuais e entre no ritmo de ‘Audio Beats’

Na era do PS2 e PS3, jogos musicais como ‘Guitar Hero’ e ‘Rock Band’ transformaram-se em uma febre, misturando grandes hits do rock, bandas lendárias e instrumentos de plástico. ‘Audio Beats’, desenvolvido pelo estúdio chinês Famiku e distribuído pela Gamepoch, é a primeira tentativa de trazer algo semelhante ao universo virtual do Playstation VR. A seguir, tentarei resumir os erros e acertos do game.

Em ‘Audio Beats’ (que aparece como ‘Batidas de Áudio’ na PS Store BR), seus PS Moves tornam-se baquetas virtuais, bastante futuristas por sinal. Aliás, logo no menu inicial é possível trocar a aparência das baquetas e transformá-los em baquetas laser estilo ‘Star Wars’. Você também pode mudar a aparência de várias coisas (mas entraremos nesse assunto mais adiante).

Em alguns aspectos, ‘Audio Beats’ é parecido com tocar bateria nos games das gerações passadas. A disposição dos quatro tambores e o esquema das notas que descem na sua direção são os mesmos que a gente vê em ‘Guitar Hero’ e similares.

Mas há algumas diferenças fundamentais: os quatros tambores virtuais soam da mesma forma, independente da posição deles. O que vai determinar o som que será emitido é o tipo de “nota” que será tocada. E elas vêm de três tipos. A mais comum é também a mais curta, depois tem uma “nota” longa e uma terceira que você precisa acertar o tambor na direção que ela aponta.

‘Audio Beats’ traz uma outra diferença. As músicas do game soam como um pop eletrônico, do tipo que se ouvia na franquia ‘Dance Dance Revolution’. E, diferente dos games musicais tradicionais, aqui as músicas já vêm “prontas”. Você vai interagir com ela e acrescentar alguns sons usando a bateria, mas a música já tem suas próprias batidas. Ou seja, se você errar, não vai ficar faltando nada (mas terá que ouvir um ruído irritante de campainha).

Cada faixa do game dura em torno de 3 minutos. Então, considerando que são apenas cinco músicas, em cerca de 15 minutos você já terá jogado tudo o que o game tem a oferecer. É pouco? É. Mas o título deixa em aberto a possibilidade de serem adicionadas novas músicas – só não sabemos quando.

Além disso, há três níveis de dificuldade para escolher (Basic, Advanced e Extreme), o que aumenta o fator de replay. Além disso, o jogo atribui notas ao seu desempenho, que vão de D a S – e buscar a melhor nota é um estímulo a mais para voltar a jogar.

Para não tornar a experiência tão repetitiva, você pode ajustar no menu principal os três tipos de sons que você produz com seus tambores, além da aparência das notas percussivas e o formato dos tambores. A quantidade não é muito grande, mas ajuda a dar mais variedade ao gameplay. A inclusão de modos diferentes de jogo, como um endless mode ou um modo história, poderia ser mais uma boa adição ao game.

Graficamente, o jogo não é nenhum arroubo técnico, mas cumpre o seu papel (afinal, o foco aqui é no áudio). Há apenas um cenário – se é que podemos chamar assim. Cores e algumas figuras geométricas vão surgindo conforme você acumula “combos”. Uma personagem sem nome surge na tela a cada 100 hits sem errar e as baquetas também vão mudando de cor.

audio beats

VEREDITO

‘Audio Beats’ tenta transportar para a atual geração de headsets de realidade virtual a emoção dos games musicais que marcaram uma geração de gamers. No entanto, a limitação na quantidade de faixas e algumas escolhas de gameplay (como aquela que deixa o som dos tambores todos iguais) impedem que o jogo atinja seu objetivo completamente. Vamos esperar que uma possível adição de novas músicas e futuros updates possa levar o jogo a um novo patamar. Nota: 6,5.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Jogo: ‘Audio Beats’ (‘Batidas de Áudio’)
Estúdio: Famiku/Gamepoch (https://www.gamepoch.com/game.html?id=9)
Gênero: Rítmico-musical
Data de lançamento: 20 de março de 2018
Plataformas: Playstation VR (usada neste review), Oculus Rift e HTC Vive
Preço: R$ 30,90 (PS Store Brasil) | US$ 9,99 (PS Store EUA)
Tamanho do download: 153 MB
Idioma: Inglês
Controles suportados: Dois PS Move Controllers (sem suporte ao Dualshock 4)
Jogadores: 1 (sem modo online)

[Este review foi feito com jogo digital cedido pela Gamepoch]

Assista ao trailer de ‘Audio Beats’

Anúncios

Um comentário sobre “[review] Pegue suas baquetas virtuais e entre no ritmo de ‘Audio Beats’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s