Reviews

[review] Puzzle ‘Floor Plan’ oferece desafio e diversão dentro de um elevador

Os puzzles lançados até agora para o Playstation VR (PSVR) trazem experiências das mais diversas, em situações bastante diferentes. Em comum, o desafio de fazer você colocar seu cérebro pra funcionar e resolver enigmas cabulosos. Ainda que curto, ‘Floor Plan’, do estúdio indie norte-americano Turbo Button, oferece alguns momentos de diversão e resgata um gênero conhecido como “point and click” (aponte e clique), que fez (e ainda faz) muito sucesso nos PCs.

No game, você precisa recuperar as partes de um traje futurista, subindo e descendo de andar em um elevador. Isso mesmo: você vai passar o jogo inteiro dentro de um elevador, enquanto se depara com cenários os mais inusitados possíveis, que obviamente não poderiam coexistir em um prédio comum. Faz parte humor nonsense que permeia o jogo.

Em cada andar, você interage com diferentes figuras, para conseguir objetos que vão te ajudar a recuperar as partes do traje. Não vou dar muitos detalhes para não estragar sua jornada, mas é interessante notar como os cenários e personagens interagem entre si.
De dentro do elevador, é possível observar detalhadamente cada andar, usando o tracking do headset, para procurar pistas do que fazer. As partes “clicáveis” e “interagíveis” são marcadas em amarelo, o que facilita na sua busca. Para jogar, você pode usar o Dualshock 4 ou um par de PS Moves (que deixam a experiência mais imersiva).

Se você ficar travado em uma parte, pode pedir ajuda pelo interfone. Na primeira resposta, a voz do outro lado vai te dar uma dica um tanto quanto vaga. Se ainda assim você não conseguir resolver o quebra-cabeça, na segunda resposta ela vai praticamente resolver o enigma pra você, o que perde um pouco a graça do jogo. Considerando que você deve levar cerca de uma hora para terminá-lo, é bom evitar a “ajudazinha”, para valorizar mais o game. Mesmo porque não há nenhuma solução milaborante ou que não faça sentido. Mas às vezes é preciso procurar uma resposta menos ortodoxa.

Assim como a maioria dos puzzles, ‘Floor Plan’ tem valor de replay quase nulo, já que depois que você sabe a solução dos problemas o jogo deixa de ser desafiador. Mas ainda é possível jogar de novo para tentar conseguir os troféus. Não há platina, mas um dos troféus exige que você termine o jogo em apenas 10 minutos.

O jogo não está disponível em português, mas o menu oferece várias opções de idioma, inclusive espanhol, o que deixa a compreensão por parte dos brasileiros bem mais fácil. Mesmo porque não há muitos textos para ler – exceto as instruções que sua ajudante te passa. Aliás, a voz dela tem um efeito cômico, já que ela não fala em nenhum idioma conhecido – é mais ou menos como a voz da professora do Charlie Brown.

Em termos técnicos, o título é muito bem apresentado, com gráficos cartunescos bem polidos e modelos bem feitos. Os desenvolvedores atentaram para cada detalhe e criaram personagens que, se não são tão marcantes, são cativantes, cada um à sua maneira, e têm vida própria. As músicas combinam bem com o clima de cada ambiente (cada andar tem sua música, algumas lembrando típicas músicas de elevador).

floor plan2

VEREDITO

Com um humor nonsense sem ser escrachado, ‘Floor Plan’ oferece um gameplay consistente e alguns desafios para quem gosta de quebra-cabeças. Não há nada que um ser humano comum não possa resolver – e é aí que mora a grande graça do jogo. Apesar de ser curto e não ter valor de replay, o título diverte na medida certa. Os desenvolvedores sabem o tamanho do jogo que entregaram e o game foi lançado com preço promocional * na PS Store. Nota: 9,0.

* ‘Floor Plan’ foi lançado com desconto de 20% para membros PS Plus, válido até o dia 3 de abril deste ano.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Jogo: ‘Floor Plan’
Estúdio: Turbo Button (www.turbo-button.com/floorplan)
Gênero: Puzzle
Data de lançamento: 20 de março de 2018
Plataformas: Playstation VR (usada neste review), Oculus Rift, HTC Vive, Samsung Gear VR, Daydream e Windows MR
Preço: US$ 5,99 * (PS Store EUA) | Indisponível na PS Store BR
Tamanho do download: 338 MB
Idioma: Inglês (áudio e textos – sem legendas)
Controles suportados: Dois PS Move Controllers ou Dualshock 4
Jogadores: 1 (sem modo online)

* Até 3 de abril, o jogo tem 20% de desconto para membros PS Plus, saindo por US$ 4,79

[Este review foi feito com jogo digital cedido pela Turbo Button]

Assista ao trailer de ‘Floor Plan’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s