Reviews

[review] ‘CoolPaintr VR’ oferece um universo de possibilidades artísticas

Depois de refletir por um tempo, percebi que é impossível fazer um review de ‘CoolPaintr VR’ sem usar expressões como “liberte sua imaginação”, “deixe sua veia artística fluir”, “libere seu potencial” e outras coisas do tipo. “CoolPaintr”, do estúdio espanhol Wild Bit, é o primeiro aplicativo de desenho/pintura/escultura do Playstation VR. Sim, escultura também, porque você vai criar tudo em 3D. Interessou? Então vamos à análise.

Em primeiro lugar, é bom deixar claro: se você não sabe desenhar, não é este aplicativo, exclusivo do PSVR, que vai tornar você um Da Vinci. Mas ele te oferece uma grande quantidade de ferramentas que permitem você criar suas próprias obras. Ou seja, ele te dá a vara e a isca, mas não te ensina a pescar nem te dá o peixe.

O app reúne algumas opções de pincéis, cuja espessura você define com a pressão do dedo no gatilho do PS Move. Apesar de instintivo, esse movimento às vezes pode ser difícil de controlar. Seria muito bom se tivesse uma opção para “travar” a espessura do pincel.

Aliás, falando em controle, o aplicativo usa apenas um Playstation Move e também tem suporte ao Dualshock 4 (obviamente, não dá para usar a Aim Controller – acreditem, eu testei). Seria interessante se houvesse uma opção de usar dois PS Moves, que poderiam facilitar o acesso às ferramentas do jogo – que não são poucas. Em uma mão, poderia ficar o pincel e na outra, a paleta de cores – assim como faz um pintor da “vida real”. Aliás, o próprio “cartaz” do game vende uma ideia enganosa, ao mostrar uma modelo com o headset do PSVR fazendo arte com dois PS Moves.

A paleta de cores é bem diversificada e permite que você crie o tom de cor que quiser. No entanto, não é possível criar sua própria paleta de cores. Para reutilizar a mesma cor que selecionou, é preciso usar o conta-gotas.

Além dos tradicionais pincéis, ‘CoolPaintr VR’ traz ferramentas pra você criar formas pré-definidas, como esferas, cubos, cilindros e muitas outras formas poligonais. Pode também adicionar alguns efeitos animados, como flocos de neve, fogo e poeira. Enquanto alguns efeitos posicionam-se exatamente onde você os coloca, outros, como a poeira, preenchem o ambiente inteiro, criando um efeito 3D bem interessante.

O aplicativo também permite que você visualize grades para te ajudar a orientar seu desenho e fazer formas simétricas. Você também pode mover os desenhos e formas que criar, para onde quiser.

Falando em mover, o aplicativo permite que você exporte suas criações para o disco rígido ou dispositivo USB. O pen-drive também pode ser usado para você importar imagens para dentro do jogo e usá-las como referência em suas criações.

‘CoolPaintr’ tem a interface toda em português de Portugal, facilitando a vida dos brasileiros. Curiosamente, o app ocupa apenas 89 MB de espaço em disco. Sim, apenas oitenta e nove megas. O aplicativo não tem música, mas você pode ouvir sua própria playlist direto do USB ou do Spotify.

Graficamente, não há nada que deponha contra o aplicativo. Tudo é bem nítido e você consegue ver até as texturas das pinceladas, especialmente quando dá um zoom e consegue enxergar em detalhes as coisas que criou, bem de perto. Há também opções para você definir a cor de fundo da sua “tela” e deixar a experiência mais relaxante, entre outras coisas. Falando em tela, seria interessante ter uma opção de fazer obras em 2D, em um espaço mais limitado – como em uma tela mesmo.

CoolPaintr VR

Obra: “Bóris” | Crédito: Paula dos Anjos

VEREDITO

Para quem tem aptidões artísticas, ‘CoolPaintr VR’ é um prato cheio. É uma experiência divertida, intuitiva, imersiva e que pode ser também relaxante. Possui menus e funções simples, que são fáceis de aprender. Algumas adições, como a opção de “travar” a espessura do pincel, poderiam melhorar a experiência. Nota: 9,0/10.

[Este review foi feito com mídia digital cedida pelo estúdio Singular People. Um agradecimento especial à Paula dos Anjos, meu mozão que ajudou a fazer este review e desenhou a carinha do Bóris na foto acima]

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título: ‘CoolPaintr VR’
Gênero: Aplicativo
Estúdio: Singular People/WildBit Studios (www.wildbitstudios.com/games/coolpaintrvr)
Plataformas: Playstation VR (exclusivo)
Data de lançamento: 8 de maio de 2018
Preço: R$ 71,50 (PS Store Brasil) | US$ 19,99 (PS Store EUA)
Espaço em disco: 89MB
Idioma: português de Portugal
Controles suportados: 1 PS Move ou Dualshock 4
Jogadores: 1 (offline) | Sem modo online

Assista ao trailer de ‘CoolPaintr VR’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s