Reviews

[review] Resolva puzzles e ajude a encontrar um cãozinho perdido em ‘Along Together’

Depois do curto mas inteligente ‘Floor Plan’, o estúdio Turbo Button está de volta ao Playstation VR com mais um puzzle: ‘Along Together’. Desta vez, seu objetivo é ajudar uma criança a encontrar seu cachorrinho perdido, o buldogue Rishu. As interações entre você, a criança e o “catioro” dão um charme especial ao jogo, disponível em todas as plataformas de realidade virtual.

Logo no menu principal, você pode escolher entre controlar uma menina ou um menino (opção que não fará diferença no gameplay). Além de movimentar a criança, você vai usar o Dualshock 4 para controlar o “amigo imaginário” dela, em uma visão em primeira pessoa. Mas a perspetiva do jogo é em terceira pessoa, na qual você pode observar sua personagem em uma espécie de mundo em miniatura.

Os quebra-cabeças consistem em usar a mão do “amigo imaginário” para mover estruturas específicas do cenário para permitir que a criança siga em frente na sua busca pelo danado do cachorro. É fácil de identificar o que pode ou o que não pode ser movido e algumas estruturas permitem mais de um tipo de interação, o que aumenta as possibilidades de resolução dos problemas.

O jogo é dividido em três áreas, com cinco fases cada uma. A primeira dessas áreas, a floresta, traz pouca dificuldade e é praticamente um “passeio no parque”. As coisas começam a complicar mesmo na segunda área, as cavernas. Existem vários bloqueios pelo caminho e você vai usar coisas como blocos, carrinhos de mina e muitos trilhos para resolver os puzzles. O terceiro cenário é o ferro-velho e os quebra-cabeças ficarão cada vez mais intrincados. Para resolvê-los, você usará guindastes, automóveis e ímãs gigantes, entre outras coisas.

along3

É PRA CRIANÇA?

Essa é uma pergunta que fica no ar ao jogar ‘Along Together’. A temática do game é infantil, assim como o visual, com traços que lembram um desenho animado para crianças. O gameplay também é bastante lúdico, lembrando brinquedos de montar/desmontar. No entanto, a partir da segunda área as coisas complicam em termos de desafio, o que me deixa em dúvida se os pequeninos conseguirão resolver problemas mais intrincados.

Na PS Store, a classificação é livre para todas as idades, mas todo jogador sabe que o Playstation VR vem com um aviso (repetido inúmeras vezes) de que não pode ser usado por crianças menores de 12 anos. Mas não é um impeditivo. Também não é um impeditivo que adultos de todas as idades joguem e curtam o game, revivendo coisas da sua infância. Afinal, quem nunca perdeu um cachorrinho ou ajudar a encontrar o cachorro de um amigo? O jogo tem também uma casa na árvore. Quem nunca quis ter uma?

As semelhanças com ‘Moss’, da Polyarc, são evidentes e a comparação, inevitável. No entanto, ‘Moss’ é bem mais movimentado e, graficamente, mais exuberante. O título da Polyarc tem a fofura da Quill como protagonista, enquanto ‘Along Together’ se vale do carisma do buldogue Rishu.

Em termos de gameplay, ‘Moss’ tem alguns elementos de jogo de plataforma e de “hack and slash”. Já o ‘Along Together’ é puzzle puro. A sua personagem não pula (a não ser para subir em beiradas) e não enfrenta nenhum inimigo no mano a mano. Mas usa um estilingue para acertar alguns bichinhos indesejados e resolver alguns puzzles.

along2

DURAÇÃO E OUTROS DETALHES

‘Along Together’ leva em torno de duas a três horas para finalizar. Durante as fases, você vai coletando uma série de brinquedos para guardar na sua casa na árvore. E pode brincar com eles depois de encontrá-los! Localizar todos esses brinquedos, resolvendo pequenos puzzles extras, pode aumentar a duração do jogo.

Em termos de enjoo de movimento, ‘Along Together’ não oferece muito perigo. No entanto, faço uma ressalva: a câmera se movimenta conforme a criança avança pelos cenários e esse movimento pode gerar um certo desconforto ou mesmo enjoo. É bom ficar atento. Creio que seria mais interessante dar ao jogador o controle da câmera, como em ‘Bound’.

Visualmente, o jogo tem gráficos bonitos, apesar de simples. Como eu disse, lembram um desenho animado. E são bem definidos, sem qualquer serrilhado, coisa um tanto quanto rara no PSVR. Percebi alguns problemas de “colisão”, quando você força a barra e tenta colocar o personagem em um lugar onde ele obviamente não deveria ficar. No entanto, não chega a atrapalhar o gameplay.

A trilha sonora é bem agradável e o áudio, bem trabalhado. Não há suporte à língua portuguesa, mas há a opção de colocar os textos em espanhol, o que já facilita um pouco pra quem não sabe nada de inglês. Além disso, como o jogo não possui diálogos (apesar de haver algumas interjeições aqui e ali), não há nada que impeça os brasileiros de curtir o título.

along1

VEREDITO

Se por um lado ‘Along Together’ tem atrativos de sobra para atrair o público infantil, por outro também chama a atenção dos adultos aficcionados por um desafio em forma de quebra-cabeça. Imerso em um mundinho que lembra um desenho animado, você passará algumas horas agradáveis, enquanto resolve uma série de puzzles. No entanto, há um certo desbalanceamento no nível de dificuldade dos quebra-cabeças, o que pode tornar a experiência um pouco frustrante para os mais novinhos. Seria um game para jogar reunindo pais e filhos? Talvez. Para quem se interessou, sugiro aproveitar o preço promocional de lançamento (mais detalhes abaixo). Nota: 9/10.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título: ‘Along Together’
Estúdio: Turbo Button (www.turbo-button.com/games/alongtogether)
Gênero: Puzzle
Plataformas: Playstation VR (usada neste review), Daydream, Oculus Go, Gear VR, Oculus Rift, HTC Vive, Windows Mixed Reality
Data de lançamento: 29 de maio de 2018
Preço: US$ 19,99 * (PS Store EUA) | Indisponível na PS Store BR
Espaço em disco: 429 MB
Idiomas: Inglês, espanhol, francês, entre outros (sem suporte ao português)
Controles suportados: apenas Dualshock 4
Jogadores: 1 (offline) | Sem modo online

* ‘Along Together’ foi lançado com desconto promocional de 25% para membros PS Plus, saindo por US$ 14,99. O desconto é válido até o dia 12 de junho de 2018. Ao comprar o jogo, você ganha o tema dinâmico “Pooch Scooch”, com a verdadeira estrela de ‘Along Together’, o cachorrinho Rishu.

[Este review foi feito com mídia digital cedida pela Turbo Button]

Assista ao trailer de ‘Along Together’

Confira um vídeo de gameplay, feito pelos próprios desenvolvedores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s