Reviews

[review] ‘Esper’ te transforma em um mutante com poderes psíquicos

Já pensou como seria ter os poderes telepáticos do Professor Charles Xavier, criador dos X-Men e um dos mutantes mais poderosos do universo Marvel? Ou da bela Jean Grey, uma das alunas mais extraordinárias do Professor X? No game ‘Esper’, do estúdio Coatsink, você pode sentir um gostinho de como seria ter poderes de telecinese. O jogo foi lançado originalmente para o Gear VR, em 2015, e acaba de chegar para o Playstation VR.

‘Esper’ se passa em uma realidade onde várias pessoas começaram a demonstrar poderes psíquicos e – adivinhe! – você é um deles. Por causa disso, o governo resolveu montar um programa, batizado de ESPR (daí vem o ‘Esper’ do título), para testar o alcance do poder psíquico destes indivíduos e o que cada um é capaz de fazer. Você, então, é convocado para participar destes testes e demonstrar que não representa perigo para os demais seres humanos.

No jogo, que é todo em primeira pessoa, você se vê diante de um escritório, aparentemente normal, contendo alguns objetos. Seu objetivo será erguer estes objetos e levá-los até determinado ponto, marcado por uma caixa com uma figura geométrica azul, que pode der um círculo ou um quadrado. No caminho, haverá vários obstáculos – com alguns, você pode interagir; em outros, é impossível mexer.

Para jogar, você usa o próprio tracking do headset do Playstation VR, o que dá uma imersão fantástica, passando a impressão que, de fato, o jogador tem poderes paranormais. É claro que, para funcionar, a mecânica precisaria de uma “ajudinha”: para segurar o objeto ou largar, você tem que acionar um botão do controle.

Então, falando em termos de controle, o game pode ser jogado tanto com o Dualshock 4 quanto com o PS Move. Os controles também são usados para aproximar ou afastar os objetos. E, se preferir, você pode optar por mover os objetos usando o tracking do Dualshock 4 ou do Move, alterando esta opção no menu.

esper5

QUAL É A GRAÇA?

O game usa de humor o tempo todo, sempre duvidando da sua inteligência e da sua capacidade de resolver os quebra-cabeças. Um instrutor, identificado apenas como Geoff, acompanha os seus testes e é responsável por ótimas “tiradas” do título. Ele não aparece em cena, mas é uma grande figura do jogo. A sua atuação – se é que podemos chamar assim – é impecável. O jogo está todo em inglês, com opção de colocar legenda no mesmo idioma, o que ajuda quem não domina plenamente esta língua estrangeira.

‘Esper’ tem uma qualidade comparável a outros dois excelentes puzzles do PSVR – ‘Statik’ e ‘I Expect you to Die’. Assim como eles, não é um título tão difícil, mas rende ótimas horas de gameplay, com puzzles bem pensados que se encaixam perfeitamente no ambiente da realidade virtual. Portanto, é perfeito para o jogador casual – mesmo aquele que não é muito fã de puzzles.

Mas também não espere desafios baixos demais: ao todo, são 25 fases, começando com um tutorial onde você vai descobrindo o que pode e o que não pode fazer. A duração do jogo depende muito do “poder mental” de cada um, mas eu diria que dá em torno de 3 a 4 horas. O game possui troféu de platina, que é bem fácil de conseguir (se eu platinei, você também consegue). O fator de replay fica um tanto prejudicado, pois não há nada a fazer depois de finalizá-lo.

esper6

GRÁFICOS

Visualmente, o jogo é bem trabalhado, a definição é boa, mas o cenário é um pouquinho granulado, se você olhar detalhadamente. Porém, durante o jogo, nem vai perceber isso. Os elementos do cenário, a ambientação e a própria trilha sonora remetem bem à década de 1970, período em que se passa a história.

Em termos de enjoo de movimento, o jogo é totalmente livre desse problema, já que você ficará o tempo todo parado, sentado em uma cadeira virtual. Aliás, nesse quesito, observei um pequeno problema: você não consegue se mover para tentar enxergar melhor os elementos do puzzle. Se você tentar sair do lugar ou mover a cabeça muito para frente, a tela começa a se escurecer, até que você não enxerga mais nada. Seus movimentos, portanto, ficam quase que restritos ao pescoço.


VEREDITO

‘Esper’ é, sem dúvida, um dos melhores puzzles disponíveis no Playstation VR. Seu nível de desafio se encaixa perfeitamente em uma plataforma marcada fortemente pela presença de jogadores casuais. Na PS Store, chegou com um preço bem camarada, mesmo porque se trata de um jogo lançado originalmente em 2015. Uma continuação, aliás, já foi lançada para os PCs e celulares. Esperamos que ela também venha para o PSVR. Nota: 9,5/10.


esper2

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Título: ‘Esper’
Estúdio: Coatsink (https://coatsink.com/games/esper/)
Gênero: Puzzle
Plataformas: Playstation VR (usada neste review), Oculus Rift, Samsung Gear VR , Oculus Go, Xiaomi Mi, HTC Vive e Microsoft Mixed Reality
Data de lançamento: 29 de junho de 2018 (PSVR)
Preço: R$ 27,90 (PS Store Brasil) | US$ 8,99 (PS Store EUA)
Idioma: inglês (áudio, interface e legendas)
Controles: Dualshock 4 ou 1 PS Move Controller
Jogadores: 1 (sem modo online)
Espaço em disco: 516 MB

[Este review foi feito usando um PS4 Pro, com mídia digital cedida pelo estúdio Coatsink]

Assista ao trailer de ‘Esper’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s