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[entrevista] Designer brasileira conta que ‘Pixel Ripped 1989’ faz parte de um projeto com 5 jogos

‘Pixel Ripped 1989’ é um dos jogos de realidade virtual mais aguardados do momento, em todo o mundo. E ninguém tem esperado mais esse lançamento do que sua própria criadora, a designer de games brasileira Ana Ribeiro. Ela iniciou o projeto há mais de quatro anos, quando largou um emprego fixo em São Luís (era concursada no Tribunal de Justiça do Maranhão) para se dedicar à sua verdadeira paixão: os videogames. Então, mudou-se para a Inglaterra para cursar design de games na prestigiada National Film and Television School (NFTS). Foi lá que nasceu ‘Pixel Ripped 1989’, como resultado de seu curso de mestrado.

‘Pixel Ripped 1989’ é uma grande homenagem aos games clássicos, em especial aos consoles portáteis, que se tornaram uma verdadeira febre no final dos anos 1980 e início dos 1990. 1989 é o ano de lançamento do Game Boy, que dentro do jogo é chamado de “Gear Kid”. Publicado pelo estúdio paulista Árvore, ‘Pixel Ripped’ será lançado nesta terça-feira, 31, para Playstation VR, HTC Vive, Oculus Rift e Windows Mixed Reality. Na Playstation Store, já está em pré-venda, com desconto promocional de 20% – recomendo que todos aproveitem, vocês não vão se arrepender.

Assista ao review de ‘Pixel Ripped 1989’ no canal PSVR Brasil

‘Pixel Ripped’ tem um quê de autobiográfico e a maranhense Ana Ribeiro sempre vai aos eventos e convenções de games fazendo cosplay de sua própria personagem, Dot, a versão feminina de Mega Man que é uma das protagonistas do jogo. A outra protagonista é Nicola, a menina que fica jogando videogame em plena sala de aula e distrai a professora atirando bolinhas de papel usando uma tampa de caneta Bic.

Na entrevista a seguir, concedida com exclusividade ao blog PSVR Brasil, Ana Ribeiro fala sobre o desenvolvimento do jogo, explica por que um jogo genuinamente brasileiro não tem suporte ao português, opina sobre o mercado VR na atualidade e diz que ‘Pixel Ripped’ faz parte de um projeto maior, que inclui quatro outros jogos. Confira:

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Há quanto tempo você está trabalhando no projeto de ‘Pixel Ripped 1989’?
Ana Ribeiro – Há quatro anos e pouco, desde março de 2014.

Ele foi pensado desde o início para a realidade virtual?
Ana Ribeiro – Sim, comecei o projeto em VR, desde o Oculus Rift DK2.

Você já pensa em uma continuação?
Ana Ribeiro – Sim, o ‘Pixel’ será o primeiro de uma série de cinco episódios. ‘1989’ é o primeiro e depois ‘1978’, ‘1983’, ‘1995’ e ‘1999’.

Cada ano tem um significado especial? A intenção é homenagear diferentes gerações de games?
Ana Ribeiro – Sim. Cada um terá referências a consoles diferentes e o personagem que você joga também estará enfrentando novos desafios para jogar ‘Pixel Ripped’ e salvar a “Pixel Stone”.

Quais consoles?
Ana Ribeiro – Atari (1978), Fliperamas (1983), Megadrive/Nintendo (1995) e Nintendo 64/primeiros jogos 3D (1999).

O que você fazia antes de se tornar uma designer de jogos?
Ana Ribeiro – Era concursada no Tribunal de Justiça do Maranhão. Trabalhei lá por cinco anos e daí comecei a vender empada. Resolvi largar o emprego e quando estava fazendo curso de microempreendedor do Sebrae, resolvi mudar de carreira de vez e começar a trabalhar com o que amo de verdade: videogames. Daí me mudei para a Inglaterra e estudei um ano de programação em games e dois em mestrado de design de games, onde criei o ‘Pixel’.

E hoje em dia, já dá pra viver só dos games?
Ana Ribeiro – Sim, tenho vivido de games desde então. Já são sete anos. E ainda nem lancei meu primeiro jogo. Consegui investimento e trabalhos freelancers na área.

E como você enxerga o mercado de VR atualmente? Você sente falta de mais investimento por parte dos grandes estúdios de games?
Ana Ribeiro – Já tivemos bastante investimento na área e agora estão aguardando os frutos dos investimentos. Por isso que não se vê mais tantos investimentos nos últimos dois anos. Mas estamos começando a ver grandes sucessos em vendas de jogos VR. Por exemplo, o grande hit ‘Beat Saber’. Mais de 100 mil cópias vendidas no primeiro mês e ainda nem lançaram na maior plataforma de vendas, a Sony. Sou grande fã deles.

Na sua opinião, qual a maior barreira para o VR deixar de ser um nicho e se tornar “mainstream”?
Ana Ribeiro – O amadurecimento tanto do hardware quanto do design dos softwares vai influenciar o crescimento do mercado de VR. No momento estamos todos aprendendo. Não há dúvidas de que está crescendo e de que vai sim alcançar o “mainstream” nos próximos cinco anos.

Percebo uma grande expectativa em torno no ‘Pixel Ripped’ e em nome dos brasileiros, gostaria de dizer que é um grande orgulho um jogo feito por uma compatriota ganhar tanto destaque no cenário internacional de games. Mas também sou obrigado a perguntar por que não foi incluída a localização em português no game. Vocês pensam em acrescentar isso num patch futuro?
Ana Ribeiro – Obrigada. Então, o jogo foi criado na Inglaterra e não tendo a facilidade de gravar atores em português, fiz o jogo do começo em inglês. Mas o objetivo no começo era fazer com português nordestino. O jogo é indie e não temos muita verba no momento e, em tempo, o jogo não está sendo traduzido para nenhum outro idioma.
Infelizmente, em VR não fica muito bom simplesmente colocar legenda flutuante na cabeça dos personagens. Quebra a imersão no mundo 3D e não no do “Gameboy” [o jogo se passa em duas realidades distintas]. Então, futuramente, queremos sim traduzir para outras línguas, mas fazer bem feito e não por fazer. O foco do lançamento do jogo também é internacional, infelizmente no Brasil ainda não há um número significativo de usuários de VR.

Você diz “futuramente” visando os próximos jogos? Ou tem alguma chance de o ‘1989’ ganhar uma dublagem?
Ana Ribeiro – Mais fácil os próximos jogos.

O jogo tem algo de autobiográfico? Você já foi pega jogando videogame durante as aulas?
Ana Ribeiro – Eu não era boa aluna… Já fui pega pulando muro do colégio, matei muita aula para jogar sinuca e videogame. Mas na sala de aula fui pega várias vezes jogando bolinha de papel… Sempre tinha duelos de bola de papel com um colega de turma. Uma vez minha mãe foi chamada à coordenação pois eu desenhava muito em todos meus livros e cadernos. Daí minha mãe disse que não podia fazer nada já que ela mesma tinha sido chamada à coordenação pela mesma razão. Hoje ela é artista plástica.

De quem foi a ideia de incluir os jogadores da seleção brasileira de futebol e o atacante Neymar caindo no jogo? Essa parte é bem engraçada…
Ana Ribeiro – Eu queria colocar um feedback de reward [recompensa/troféu] caso a pessoa fizesse gol [atirando bolinhas de papel] e daí perguntei a todos na minha sala de aula da Universidade NFTS [National Film and Television School]. Daí meu coordenador, Tony, falou brincando: “Add some futeballers jumping thru the window” [“Coloque alguns jogadores de futebol pulando pela janela”]. Eu adicionei e ele não acreditou que eu tinha levado a sério. Mas adorei a ideia. Achei genial.

O jogo tem várias referências a games clássicos. Você teve que pedir autorização para usá-las?
Ana Ribeiro – Não. Porque nos referenciamos mas mantemos nossa própria IP [Intellectual Property, ou “propriedade intelectual]. O ‘Pixel’ tem personagens próprios e sua própria originalidade.

Você chegou a contar quantas referências a outros jogos são feitas no jogo?
Ana Ribeiro – Tem muitas. As principais são ‘Mega Man’, ‘Sonic’, ‘Mario’, ‘Zelda’, ‘Pokémon’, ‘Super Ghouls’n Ghosts’, ‘Alex Kid’, ‘Duck Hunt’, ‘Tetris’…

E qual a sua sensação agora, de ver o trabalho pronto e seu primeiro game sendo finalmente lançado?
Ana Ribeiro – Tenho estado tão ocupada que acho que ainda não deu tempo de cair a ficha. Mas sim, são muitos anos de trabalho… Eu tenho a sensação que fiz o que pude e agora é somente aguardar pelo melhor. Acho que é assim que os pais devem se sentir ao mandar o filho para uma prova importante.

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