Reviews

[review] Enigmático e intrigante, ‘Transference’ é uma experiência indispensável no Playstation VR

‘Transference’ é o quinto jogo de realidade virtual da Ubisoft, um dos grandes estúdios que mais têm investido nessa área. Dessa vez, a Ubisoft Montreal se uniu ao estúdio SpectreVision, do ator Elijah Wood, para criar um jogo enigmático, que mistura elementos de suspense, puzzles e alguns sustos. O review a seguir foi feito no PS4 Pro, usando o Playstation VR.

Assista à versão em vídeo do review:

HISTÓRIA

No jogo, você entra virtualmente no apartamento de uma família atormentada, enquanto revive as memórias corrompidas de seus integrantes e tenta descobrir o que aconteceu lá. Raymond Hayes, o pai, conduz experimentos científicos na casa. Katherine, a mãe, é uma musicista de sucesso que parece frustrada com o comportamento obsessivo do seu marido. O garoto Ben, por fim, sente muita falta de sua cadela, Laika, que desapareceu. Ele também deixou rabiscos assustadores pelas paredes. O resto da história você terá que descobrir por conta própria, já que este é um dos maiores atrativos do jogo.

IMERSÃO

Depois de experimentar uma centena de jogos de realidade virtual, posso assegurar que ‘Transference’ é uma das experiências mais imersivas do Playstation VR. Isso se deve a um grau de definição gráfica perfeito, com serrilhados quase imperceptíveis, ausência total de borrados e uma nitidez incomparável. O áudio contribui para criar uma atmosfera de mistério que faz você se sentir dentro de um episódio da famosa série ‘Black Mirror’. Esta imersão só é prejudicada pela ausência de controles de movimento, o que impede que você interaja de maneira mais natural e realista com objetos, estantes, gavetas, etc. Seu personagem também não tem corpo nem braços, o que soa um pouco estranho.

transference_review

CONTROLES

Você joga usando o Dualshock 4. Não há suporte aos Moves. A locomoção é livre, sem uso de teleporte. Para quem sente enjoo em realidade virtual, há várias opções anti-cinetose, incluindo o giro em graus e a vinheta que reduz o campo de visão (conhecida como “blinder”). Além disso, a movimentação é lenta, o que também ajuda a reduzir o desconforto. Para quem não tem esse problema, a notícia ruim é que não tem um botão pra andar mais rápido.

GAMEPLAY

Seu objetivo será explorar a casa, resolver puzzles e encontrar objetos para entrar em todos os cômodos do apartamento. Mas não é tão simples: realidades distintas se misturam e você terá que alternar entre elas para seguir em frente. A história é contada através dos documentos que você encontra pelo caminho, além de vídeos, áudios e rápidos encontros com membros da família. O jogo possui várias opções de idiomas. Uma delas é o português do Brasil, com opções de dublagem e legendas. O jogo tem troféus e coletáveis, mas não há platina. A campanha dura cerca de 1h30 a 2 horas.

Confira o nosso gameplay no canal PSVR Brasil:

PLATAFORMAS

O game está disponível para Playstation 4, Xbox One e PCs. Tem suporte para realidade virtual nos headsets Playstation VR, HTC Vive e Oculus Rift. O jogo possui ainda uma demo gratuita, que complementa a história principal e traz outros personagens..

Clique aqui e baixe a demo de ‘Transference’ na PS Store do Brasil


VALE A PENA?

‘Transference’ tem gráficos lindos e proporciona uma imersão incomparável em realidade virtual. Sem dúvida, estamos diante de algo que não se vê todos os dias no Playstation VR. No entanto, a ausência de controles de movimento prejudica um pouco a interação com o mundo do jogo. Além disso, a campanha é curta e dura tanto quanto um filme de longa-metragem. Mas, diante de um final intrigante, é quase certo que você vai querer jogar de novo. No final das contas, ‘Transference’ é uma experiência de realidade virtual indispensável. Nota: 9/10 [Excelente].


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título: Transference
Estúdio: Ubisoft Montreal e SpectreVision (https://www.ubisoft.com/pt-br/game/transference)
Gênero: Thriller, exploração
Lançamento: 18 de setembro de 2018
Plataformas: Playstation VR (usada neste review), HTC Vive e Oculus Rift [realidade virtual] | Playstation 4, Xbox One e PCs [tela plana]
Preço: R$ 76,90 (PS Store BR) | R$ 79,99 (Steam)
Idioma: Português (dublagem, legendas e interface)
Controles: Dualshock 4
Jogadores: 1 (sem modo online)

[Este review foi feito no Playstation VR + PS4 Pro, com mídia digital cedida pela Ubisoft]

Assista ao trailer de ‘Transference’

Anúncios

30 comentários sobre “[review] Enigmático e intrigante, ‘Transference’ é uma experiência indispensável no Playstation VR

  1. Diego

    Sou novato no VR e esse jogos com duas horas a 80 reais ainda acho caro. O jeito é esperar uma promoção, felizmente sempre tem uma com jogos vr a quase metade do preço original.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s